segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Cartagena, a Paraty da Colômbia

Vou começar dizendo que eu, particularmente, adorei Cartagena... mas é uma viagem um tanto peculiar... estamos falando de uma cidade que é um calor.... mas um caloooooooor.... e não é só a temperatura... a umidade chega a 95%, então é desconfortável meeeesmo.

Planejando a Viagem

Fiquei ao todo 8 dias em Cartagena... mas fiquei 8 porque 3 fiquei hospedada em uma ilha particular. Se você não for à Ilha, cinco dias é mais do que suficiente.

Passagem: Eu sempre quis ir à Cartagena mas as passagens giravam em torno de mil reais e eu achava caro. Um belo dia, no conforto do meu lar, vi uma promoção no Melhores Destinos (já dei a dica em outro post para seguir pelo Twitter) em que a compra de milhas da LifeMiles (programa de fidelidade Taca e Avianca) estavam em promoção assim como o resgate de milhas em passagens. Entrei no site, fiz o cadastro e vi que a perna custava 3mil pontos. Comprei 12 mil pontos (fui com o Ricardo) e a passagem saiu, por pessoa, a bagatela de 470,00 reais. PE-CHIN-CHA. Fomos de Avianca.

Hotel: Fui em Novembro e, por sorte, depois descobri que é a melhor época pra visitar Cartagena. Dei uma olhada nos hotéis indicados pelo TripAdvisor e estavam lotados.. foi aí que, conversando com uma colega de trabalho, recebi a indicação da Casa India Catalina. Excelente localização, uma boa cama, e um ar condicionado potente! A principal dica aqui é que você se hospede no centro histórico. Cartagena é uma cidade pequena, não requer muito tempo para conhecer e fora do centro tem poucos pontos turísticos. 

Além do Centro Histórico, eu e Ricardo queríamos aproveitar o mar do Caribe e, para evitar muitos ambulantes na nossa cola, resolvemos ficar 3 dias na Coralina Isla Boutique. Ilha particular e paradisíaca! Vou falar mais sobre ela no roteiro. 

Roteiro: Já fiz essa viagem há um ano e, infelizmente, não anotei o dia a dia como muitas outras que ainda postarei aqui.... para casos assim vou listar os locais que eu visitei e comentar sobre cada um deles.  

Cidade Murada: nada mais é que o centro histórico de Cartagena. É muito interessante e exala história. Os muros ao redor da cidade foram construídos para evitar a invasão e os ataques piratas. Você pode andar livremente pelo centro histórico com o auxílio de um mapa e montar a melhor logística para garantir que passou por todos os pontos. Ela é 100% andável. Não precisa se preocupar com transporte algum. Os pontos abaixo ficam todos dentro do centro histórico.

Cidade Murada

Cidade Murada
  •  Plaza Bolívar: é uma praça arborizada com chafariz. Tem uns ambulantes vendendo bebidas, às vezes surge um grupo tocando uma música local... é uma praça para dar aqueles 10 minutinhos de descanso, beber uma cerveja, repor as energias e seguir em frente. 
    Las Bóvedas
  • Las Bóvedas: é uma rua com uma lojinha do lado da outra. Seu lugar para comprar souvenirs é aqui! O preço varia de uma loja pra outra e muitas vendem basicamente a mesma coisa. Aconselho andar a rua toda e depois voltar nas lojas que você mais se interessou. Comprei um óculos de madeira maaaaara e presentinhos pra todo mundo lá!

  •  Palacio de la Inquisición: esse é local que tem que ir! No Palácio da Inquisição você verá instrumentos de tortura originais. O museu fica no prédio em que efetivamente se instalou o Tribunal da Inquisição. Todo o acervo é original da época. 
Palacio de la Inquisición - objeto de tortura
    Coroa de espinhos - objeto de tortura
  • Portal de Los Dulces: Depois do almoço se você estiver procurando um docinho, eis o lugar que você tem que ir. É uma rua com ambulantes vendendo todos os doces típicos cartageneiros. Os doces são deliciosos e bem baratos.
  • Museo del Oro Zenu: Infelizmente eu não fui mas ouvi excelentes feedbacks a respeito. Caso você tenha ido me conta nos comentários. :)
  • Plaza San Diego: É um point da cidade que tem uns barzinhos bem badalados de noite. Durante o dia tem bons restaurantes e ambulantes vendendo bijouterias e chapéus. 
  • Plaza San Domingo: conhecida pela escultura de Bottero localizada na entrada da praça. Como todas as praças de Cartagena, é um excelente local pra sentar e tomar uma cerveja. 
Escultura de Bottero
  • Monumento India Catalina: Gente é só uma estátua... tem que ir e tirar foto e tal mas não tem nada demais. 
  • Catedral de San Pedro Claver: É uma catedral linda por fora. Não cheguei a entrar pois estava fechada. Ouvi dizer que é bastante simples por dentro. 
Para sair da Cidade Murada, você pode pegar um táxi e seguir para algum ponto seu de interesse ou pode também comprar os passeios. 
Eu comprei um passeio que levava no Castelo de San Felipe de Barajas e ao Monumento a los Zapatos Viejos e foi a única vez que andei pelo lado de fora do centro histórico. 
  • Monumento a los Zapatos Viejos: é uma escultura giga de um sapato velho. É legal e tal mas não tem nada demais... mas faz parte passar por ali e tirar uma foto. 
Zapatos Viejos
  • Castelo de San Felipe de Barajas: Esse castelo tem que ir! Na verdade é uma fortaleza que foi contruída no século XVI durante a colonização espanhola. Em 84 foi declarada, pela UNESCO, Patrimônio da Humanidade. A fortaleza é linda assim como a vista dela. Vale a pena!

Fortaleza de San Felipe e Barajas
Vista do alto do Castelo











Lá em Cartagena tem também o Vulcão de Lodo El Totumo. Eu não fui (até porque, gente... super não é meu perfil) mas quero muuuuito saber como é caso alguém tenha ido. É um vulcão de argila que as pessoas entram pra tomar banho de lama. Se você foi não deixe de comentar, fiquei muito curiosa.

Além desses pontos turísticos eu fui ainda à Coralina Isla Boutique. Vou explicar o porquê dessa escolha. Ali em Cartagena tem nas Ilhas Rosário uma praia famosa chamada Playa Blanca. É muito comum pagar um passeio até ela para passar o dia na praia. Acontece que o povo em Cartagena é muito, vamos dizer, de contato... você chega nos lugares e todo mundo toca no seu cabelo oferecendo massagem, te oferecem colares, brincos... é muito assédio ao turista. Por conta disso, preferi escolher uma ilha particular também nas ilhas Rosário e essa é a Corlalina Isla Boutique.
  • Coralina Isla Boutique: Como eu disse, é uma ilha particular. O dono é o Pierre, muito atencioso. Não é barato mas vale cada centavo. É uma vista paradisíaca com uma calmaria que você não encontra em lugar nenhum em Cartagena. Fiquei hospedada três dias e foi mais do que o suficiente. A ilha não possui energia elétrica mas tem um gerador que funciona de 6h da tarde até as 6h da manhã. É o suficiente pra você dormir confortavelmente e acordar já na praia. As refeições estão incluídas mas se você quiser uma lagosta, por exemplo, pode pedir por fora. 

Coralina Isla Boutique

Lagosta em Coralina Isla
Dicas: 
  • Hospede-se no centro histórico, é aonde fica a maioria das atrações da cidade.
  • Como eu falo sempre, não esqueça do protetor solar. Para Cartagena especificamente sugiro que você leve um chapéu também... o sol é muito forte. Caso não tenha, lá vendem chapéus lindos e por um preço bem em conta.
  • Já disse mas vou repetir: A umidade chega a 95%. Isso significa muito suor e um cansaço constante. Beba muita água e vá com uma folga pra poder voltar ao hotel pra descansar em algum momento do dia. Você vai precisar.
  • Caso resolva comprar algo com algum ambulante, negocie! O cartageneiro topa praticamente qualquer negócio.
  • No auge do calor experimente a limonada de côco. É uma delícia e muito refrescante. 
  • Caso bata uma fominha no meio da tarde, prove as frutas já cortadas das Palenqueras. São frutas frescas e bem docinhas.
Palenquera

É isso, espero que tenham gostado. Se tiverem algum comentário podem usar o espaço aqui embaixo. Não esqueçam de curtir a página do blog no facebook (tem um link aqui do lado).

Próximo post: Buenos Aires (vai ser difícil lembrar de tudo mas vou me esforçar!)

Um comentário: