terça-feira, 4 de novembro de 2014

Lud & Manu take Chile - Santiago

Vinhos, frutos do mar, pisco e mais vinho além de paisagens lindas e muita cultura... isso resume Santiago.

Quando eu e Manu (visite o blog dela aqui) idealizamos nossa viagem, o foco era a Ilha de Páscoa (já postei dicas aqui no blog!). Como teríamos que passar por Santiago de qualquer forma, incorporamos essa cidade ao nosso trajeto.

Acabamos ficando muito tempo em Santiago... chegamos na 2a à noite, ficamos 3a e embarcamos pra Ilha de Páscoa... voltamos no Domingo e ficamos até a 6a seguinte, completando 7 dias em Santiago... e sim, é muito tempo mas foi ótimo. Conseguimos fazer tudo com muita calma.

Programando a Viagem

Como o nosso foco era a Ilha de Páscoa, escolhemos o período de acordo com a disponibilidade de vôo pra Ilha. Conseguimos passagens bem em conta no próprio site da LAN (em torno de 700 reais), reservamos o hotel Mito Casa pelo Booking.com, fica no bairro de Providencia. Muito bem localizado e muito perto do Patio Bellavista.

Chegada: chegamos na segunda à noite, entao nosso primeiro dia foi basicamente sair pra jantar. Fomos num restaurante no Patio Bellavista chamado Galindo. Apesar do alto rating no TripAdvisor, eu não achei nada demais... um bom preço mas atendimento muito ruim e poucas opções de pratos.

Passagem pro Funicular
Primeiro Dia:  O que eu considero primeiro dia, que na verdade foi o segundo, foi um dia bem intenso. Começamos indo ao Cerro San Cristobal. Você pode ir de carro ou a pé, mas nós escolhemos ir de Funicular. É um bondinho que sobe até o mirante.

No caminho tem um zoológico... eu tenho um problema ideológico contra zoológicos então passamos direto.

* O ingresso pode ser só para o mirante ou incluir o zoológico. O funicular para no zoológico apenas na subida.

Cerro San Critsóbal

Do alto do Cerro San Cristóbal você terá a visão de toda a cidade de Santiago. É indescritível. Chegando no mirante subimos mais algumas (muitas!) escadas, e fomos até a santa que fica no topo do Cerro.

Saindo de lá, seguimos para La Chascona, casa em Santiago, de Pablo Neruda. É muito perto do Cerro, então sugiro que visite no mesmo dia. A visita guiada é muito boa e tem em vários idiomas, incluindo português.

Depois de La Chascona, fomos andando (!!) para o Mercado Central. É um ótimo lugar para comer frutos do mar frescos e a um preço razoável.

Segundo Dia: Chegamos mortas do vôo da Ilha de Páscoa e fomos jantar no Hard Rock (não me julguem, eu coleciono pins!) e dormir cedo para aproveitar os cinco dias restantes em Santiago. Aproveitamos para pesquisarmos umas coisas na internet e decidirmos o que faríamos a seguir.

Terceiro Dia: Vimos na internet que no mês de Outubro, a troca da guarda da Casa da Moeda era em dias ímpares. Decidimos então aproveitar o ensejo e assistir a cerimônia. É muito interessante. A banda da guarda é muito legal e faz um show à parte. No restante do dia ficamos batendo perna no Shopping Parque Arauco. Se você quer alguma coisa de grife, esse é o seu shopping.

Quarto Dia: No quarto dia fomos para a nossa primeira degustação de vinho (\o/). Fechamos um passeio no próprio hotel que era Emiliana + Viña del Mar + Valparaíso. Pra ser MUITO sincera, os passeios valem a pena ao mesmo tempo que não valem. Você fica muito tempo no deslocamento e pouco tempo efetivamente nos lugar, mas é uma boa solução se você não vai alugar carro, como foi o nosso caso.
  • Emiliana: TEM QUE IR. É uma vinícola pequena e totalmente orgânica. As soluções para manter o equilíbrio ambiental na produção dos vinhos é fanstástica. Além de tudo, Emiliana é uma das poucas empresas chilenas que fornce ao funcionário plano de saúde, plano odontológico, auxílio moradia... direitos brasileiros que o chileno não tem. O melhor vinho, na minha opinião, é o branco. Comprei um Viognier SENSACIONAL (se você tem Vivino, me adiciona!)

Degustacão em Emiliana
  • Viña del Mar: é bem bonito mas não tem nada... uma voltinha na cidade e você terá visto tudo que tem pra ver. Almoçamos lá num restaurante que o guia nos levou e foi MUITO caro. Não recomendo comer por ali. Viña del Mar é uma cidade de ricos então entende-se que é tudo muito caro.
  • Valparaíso: Gostei bastante! Lá tem outra casa do Pablo Neruda (ele tinha 3, a terceira fica em Isla Negra), um mirante muito interessante e parece ser uma cidade com muitos barzinhos. Me recomendaram ficar pelo menos um dia lá, mas infelizmente não deu. Caso você tenha tido essa experiência, conte nos comentários! :)
Quinto Dia: Escolhemos esse dia para fazer um City Tour e beber mais vinho! Dessa vez em Concha y Toro.
  • City Tour: foi bom porque conseguimos conhecer Santiago bem rápido mas, mais uma vez, ficamos mais no trajeto do que efetivamente conhecendo algo diferente. Muitos luagres já tínhamos ido no primeiro dia a pé. Depois descobri que tem um Free Walking Tour em Santiago, ouvi feedbacks muito bons, mas não fiz. Se você fez e gostou, divida sua experiência nos comentários. :)
  • Concha y Toro: essa é a vinícola mais famosa e mais antiga de Santiago. Aqui no Brasil ela é conhecida pelo 'Casillero del Diablo', um de seus vinhos e que é a marca que patrocina o Manchester United. A Concha y Toro é a segunda maior exportadora do vinho, perdendo apenas para uma marca que fica em Napa Valley. É uma degustação bem interessante com uma visita guiada em português.
Adega de Casillero del Diablo do sec. XIX - Concha y Toro

Sexto Dia: Ninguém é de ferro e no sexto dia fomos às compras! Fomos num outlet um pouco afastado. Fomos e voltamos de taxi, mas talvez valha mais a pena ir de carro. É uma rua com muitos outlets e acabamos indo em um só porque não dava para andar de um para o outro. Não tem nada muuuuuito barato, mas de antemão vou dizendo que o imposto no Chile é menor, o que resulta num preço um pouco mais em conta (pouca coisa, nada muito gritante) do que no Brasil.

Sétimo Dia: (e último) fomos ao Shopping Costanera Center comprar as últimas lembrancinhas. Dentro desse shopping tem um mercado, excelente opção para comprar vinhos, piscos, etc.

Dicas:
  • Vinho se compra em mercado! A não ser que vc prove um vinho maravilhoooooso e de alguma safra especial nas vinícolas, aí tudo bem... de resto, é no mercado.
  • Lembre que você pode trazer 23kg somente. Você vai se surpreender com a rapidez que se ultrapassa esse limite trazendo vinho... trouxe 8 garrafas e minha mala tinha 30kg. OK, levei uma mala grande, mas a Manu levou uma de mão, trouxe 8 vinhos e cravou em 23kg... então cuidado. Sugiro q vc leve uma balança portátil dessas de viagem. O excesso de bagagem pra mais 23kg em peso (ou seja, dentro da mesma mala) custa 60 dólares.
  • PROTETOR SOLAR! Gente, sofri muita coisa... aquele ventinho frio engana demais... muito sol... voltei como um pimentão!
  • Procure os free walking tours... geralmente são mais explicativos e você tem condições de explorar o local melhor.
  • Antes de decidir ir ao Vale Nevado, procure saber se tem neve! Eu não fui porque estava fora da temporada de esqui, mas vi pessoas indo e reclamando que não tinha nada pra fazer. Se informe com antecedência.
  • Patio Bellavista: É um excelente local pro fim de noite. Tudo em Santiago fecha por volta das 23h, mas o Patio Bellavista especificamente fecha às 2h durante a semana e as 4h no fim de semana. Fica perto da Universidade então é badalo certo. Fomos muitas vezes para jantar. De dia é um local interessante pra visitar umas lojinhas, comprar souvenir...
  • Pueblito de Los Dominicos: É um mercado de artesanato. Pequeno, você vai gastar no máximo uma hora pra rodar a feira toda. Melhor lugar do Chile pra comprar Lápis Lazuli. Os únicos países do mundo que extraem essa pedra são Chile e Afeganistão. Nessa feira conseguimos comprar brinquinho por 12 reais, enquanto em outras lojas gira em torno de 25. Tem desde a semijóia mais baratinha até a jóia mais cara. O metrô deixa em frente.
  • Troca de moedas: Troque pouco no aeroporto, apenas o necessário. No entorno da Casa da Moeda tem casas de câmbio muito mais em conta. Levei Dólar mas achei que o Real tava valendo a pena também, quase elas por elas.
  • Para Santiago você pode calcular uma média de 100 dólares por dia. Você não vai gastar mais do que isso em alimentação e transportes.
  • Abuse dos frutos do mar! As carnes do Chile são importadas da Argentina. O forte são os frutos do mar. Frescos e muito saborosos.
  • O Chile é o único país do mundo que produz o vinho 100% Carmenère (que estava extinto há alguns anos e foi redescoberto no Chile há poucos anos atrás. Aproveite para saboreá-lo. É um vinho bem suave.
Essas são minhas dicas pra Santiago. Espero que você tenha gostado e se tiver algo a acrescentar que não foi falado aqui, sinta-se a vontade para comentar. :)