quinta-feira, 27 de agosto de 2015

Viajando mais pode ser gastando menos... olha minhas dicas aqui!!

Gente, muitos amigos me perguntam como eu consigo fazer viagens baratas... por isso, resolvi escrever um post ensinando minhas táticas. 

Acumulando milhas:
Primeira coisa que você deve fazer é decidir qual plano de fidelidade irá usar e SEMPRE transferir suas milhas pro mesmo plano. Se colocar um pouco em cada canto, você nunca vai acumular milhas o suficiente para viajar. 

Segunda coisa é descobrir quantas milhas por dólar gasto o seu cartão dá. Tenho 3 cartões e alterno o uso deles de acordo com a promoção de milhas vigente para cada bandeira. O Itaú e o Amex costumam ter boas promoções. Você precisa se inscrever no plano de bônus do seu cartão para que isso funcione. Se seu cartão te cobrar por isso, negue e vá pra outro. Muitos oferecem esse serviço gratuitamente. Fique de olho na data de validade das milhas para que você as renove a tempo. 

Eu uso o programa Smiles da Gol. É um programa que tem parceria com muitas empresas aéreas que te levam pro mundo todo. Tem parceria com empresas latinas, americanas, européias, asiáticas, etc. Ou seja, com milhas do Smiles você voa para qualquer lugar do mundo. É bem simples, você entra no site, se cadastra e já tem seu número Smiles. Esse é o número que você informará no Call Center do seu cartão de crédito para que creditem suas milhas. A transferência de milhas leva até 7 dias úteis.

Além disso tudo, vale a pena você ficar de olho nas promoções dos programas de fidelidade para compra e resgate de milhas. Quando fui para Cartagena, por exemplo, fui de Avianca. Comprei milhas em promoção do LifeMiles (programa de fidelidade da Avianca + Taca) e resgatei por menos do que costumam cobrar. No fim das contas viajei por 6mil milhas ida e volta e essas milhas me custaram 490,00 reais. Foi uma viagem muuuuito barata. 

Então é isso, tem que ficar ligado nas promoções. 

E como você sabe das promoções de milhas, passagens baratas e etc??

Ótima pergunta. Rs. Você precisa seguir as páginas que vendem passagens aéreas pois eles divulgam o que está rolando de promoção. Esses sites aqui embaixo você pode e deve seguir pelo Twitter, pelo Facebook e alguns ainda tem aplicativos. E claro, na página do blog do Facebook eu sempre tento compartilhar as melhores notícias sobre viagens então me segue lá - https://www.facebook.com/cantinhodalud.

Passagens Áereas + Notícias de Promoções: clique no nome para o link direto da página.
  • Melhores Destinos - no Facebook, Twitter, Periscope e baixe o aplicativo para Android e iOS. No site deles é possível comprar passagem pelo Submarino Viagens.
  • Passagens Imperdíveis - no Facebook, Twitter e também no aplicativo para Android e iOS.No site deles é possível comprar passagem também.
  • Viajenet - esse site é apenas para compra de passagens, mas vale a pena pesquisar nele para comparar com outros sites.
  • SkyScanner - Site de compra de passagens. Também tem aplicativo para comprar direto do celular. É muito bom principalmente para passagens pra Ásia. Mas vale pesquisar e comparar os preços para qualquer destino. 
  • Decolar.com - geralmente é o mais caro e a taxa de conveniência é alta. No entando já comprei passagens para SP e pra Brasília com preços bem em conta. Minha dica é usar pra passagens nacionais. 
Hotéis: clique no nome para o link direto da página
  • Para pesquisar hotéis eu comparo preço em 3 sites: 
    • Trivago - é muito interessante porque faz uma busca e já compara com vários sites de hóteis. Usei para reservar o hotel de Cuba já que os sites americanos não disponibilizam hotéis cubanos;
    • Hotéis.com - costuma ter várias promoções. Possui aplicativo para Android e iOS. O Hoteis.com tem um programa de fidelidade em que você acumula pontos quando reserva estadia por eles e quando acumular 10 pontos, você pode trocar por uma diária gratuita;
    • Booking.com - também tem muitas promoções e também tem aplicativo. É muito bom principalmente para hotéis na Europa e EUA;
    • Hostels.com - se a vibe for ficar num albergue, o Hostels.com tem muitas opções;
    • Airbnb - maaaas, se você quer mesmo é alugar um apartamento por temporada - e muitas vezes isso deixa a viagem muito mais em conta - o Airbnb é uma excelente opção. 
Dicas Finais - Não menos importantes:
  • Quando reservar um hotel, leia as avaliações com calma antes de confirmar a reserva. Procure avaliações em sites como TripAdvisor, aonde é realmente o viajante que escreve a avaliação. Isso já me tirou de algumas roubadas pelas Europa. Além disso, encorajo todo mundo a deixar suas avaliações de hotéis, restaurantes, points, e outros passeios ali. Ajuda muito na hora de planejar uma viagem;
  • Preste atenção na data de validade das milhas. Milha é dinheiro seu, que você gastou. Não gaste pela segunda vez deixando que elas expirem. Você pode renová-las. Tem custo mas vale mais a pena do perdê-las;
  • As melhores promoções rolam de madrugada. Então rolou aquela insônia, vai dar uma lida nesses sites. Vale a pena. A viagem de Cartagena que contei lá em cima, eu comprei de madrugada. A viagem para NY por R$1.800,00 primeira classe, também foi de madrugada;
  • Eu costumo deixar meu Twitter aberto no trabalho e olho quando tem a imagem de mensagem não lida. Vou lá olho se é algo de interessante e volto pro meu trabalho. Nessa brincadeira vi um erro do Melhores Destinos em que passagem para Roma estava saindo por 400,00 reais. Eu não tinha férias para usar mas dei a dica para quem tinha e algumas pessoas do meu trabalho compraram. As promoções e os erros também, por que não, acontecem o tempo todo. É necessário estar de olho 24/7. 
DICA MAIS IMPORTANTE: NUNCA COMPRE PACOTES FECHADOS NOS SITES (HOTEL + PASSAGEM + TRASLADO). Vou explicar o motivo.  
No geral as empresas de turismo, como a CVC, costumam vender pacotes fechados para um determinado número de noites incluindo hotel, passagem e traslado. 

Quando você compra um pacote desses e vai com um acompanhante, você paga o quarto do hotel duas vezes quando, na verdade, só precisaria pagar uma. O mesmo acontece com o traslado. Você paga o dobro. 

Por exemplo: Disney, 7 noites, passagem mais hotel. Os quartos em Orlando são quádruplos e você paga exatamente o mesmo valor se for uma pessoa ou quatro. Então, se você comprar dois pacotes para um casal, você paga para CVC dois quartos ao invés de um.

Ainda que você precise pagar uma taxa extra para um acompanhante no seu quarto, nunca será o dobro do valor do quarto como geralmente é cobrado nos pacotes fechados.

Por isso minha sugestão é: compre a passagem, reserve você o hotel (leia a política do quarto para saber se precisa pagar extra para acompanhante) e reserve você o carro se necessário. Sobre o traslado, dependendo do seu destino, você pode contratar no próprio aeroporto (como os shuttles nos EUA) ou você pode se informar como chegar no hotel usando transporte público. 

Bom, era isso que eu tinha pra dividir com vocês. Qualquer dúvida sobre o assunto, é só comentar aqui embaixo ou no Facebook que eu respondo. :) 

Vamos carimbar esse passaporte, gentchy! É um documento muito caro pra ficar vazio! ;)


     
     

Nenhum comentário:

Postar um comentário