segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Lud & Manu take Chile - Ilha de Páscoa

Conhecer a Ilha de Páscoa era um sonho. Ver aqueles Moais (aquele cabeção de pedra)  e entender a história por trás de sua criação era uma enorme curiosidade.
Pois bem, me juntei com uma parceira de viagem (Manu - vcs ainda verão esse nome muitas vezes) e decidimos desbravar essa ilha tão mística. Além da ilha, decidimos conhecer Santiago também (sobre Santiago falarei em outro post).

Ilha de Páscoa - Breve História
A Ilha de Páscoa é uma pequenina ilha no meio do Pacifico, de mais ou menos 44km de extensão e faz parte da Polinésia. Sua formação foi através de três erupções vulcânicas no fundo do oceano há mais de 2 milhões de anos atrás. Todos os vulcões da ilha estão extintos, uma vez que não existe atividade vulcânica registrada há pelo menos 10 mil anos. Além dos 3 vulcões principais (Poike, Rano Kau e Terevaka) existem outros 70 menores na ilha.
Segundo estudos históricos, os primeiros povos que chegaram à ilha vieram de outras ilhas da Polinésia por volta de 600 d. C. e, junto com a sua chegada, vieram também sua religião e sua cultura.
Os Polinésios acreditavam que o 'mana' (energia espiritual) das pessoas importantes continuava na terra depois de sua morte, com capacidade de influenciar nos acontecimentos da Terra depois de seu falecimento. Para garantir que os líderes de suas aldeias continuariam olhando pelo seu povoado, os Rapanui (nativos) construíam, em Rano Raraku, Moais que representavam os espíritos destes líderes. De Rano Raraku eles eram levados para o povoado e ficavam de costas para o mar, olhando por sua aldeia.
Os Moais foram aumentando de tamanho com a prática que os Rapanui adquiriram ao longo dos anos. O maior Moai da ilha encontra-se em Rano Raraku, inacabado, com mais de 20 metros de altura. 

Programando a Viagem
Antes de chegar em Santiago e tentar comprar uma passagem para a Ilha de Páscoa, sugiro que você garanta sua passagem ainda no Brasil. Os vôos pra a Ilha são restritos a um por dia - quando há - e estão sempre lotados, uma vez que o governo chileno subsidia a passagem pros habitantes da ilha. Os vôos pra Ilha saem de Santiago e são sempre operados pela LAN.
Eu comprei primeiro a passagem para Ilha e depois a de Santiago, para não ter perigo de não conseguir ir à ilha no meu período de férias.
As reservas de pousadas podem ser feitas direto no Booking.com . Eu fiquei na Cabañas Christophe e adorei. O próprio Christophe nos buscou no aeroporto e nos levou. Recomendo 100%. Caso você opte por outra pousada, procure sempre em Hanga Roa, pois é o centro da Ilha e é onde ficam os restaurantes, a única farmácia, feira de artesanato, lojas, etc.
O custo da viagem é caro se comparado a Santiago. A passagem custa em torno de R$1300,00 e um jantar num restaurante razoável pra bom varia em torno de 80,00 reais. Então, planeje-se. Não é uma viagem de baixo custo.

A Viagem
Minha sugestão é que você reserve 3 dias completos para visitar a ilha. Considerando sua pequena extensão territorial (em torno de 44km), você consegue visitar tudo em 2 dias. No entanto, a viagem de avião demora cerca de 6 horas de Santiago pra Ilha, além da passagem ser cara. Então, reserve um tempo para fazer tudo com calma. Num primeiro momento você achará que é uma viagem com um ritmo pesado, mas não. Você consegue fazer a ilha inteira de carro. E, quando entrar no avião e vir e quantidade de idosos que visitam a ilha, vai ter certeza de que não precisa de qualquer preparo físico pra essa viagem. Rs.
Eu cheguei numa quarta feira e fiquei até domingo. Isso me deu 3 dias completos, como sugeri. E foi ideal.

Chegada: Como cheguei no final da tarde, no primeiro dia eu e Manu (minha companheira nessa viagem mara!) fomos fazer um reconhecimento do território onde estávamos hospedadas, almoçamos e voltamos pra pousada. De noite fomos no Te Ra'ai, um restaurante que mostra todo o ritual Rapanui para preparação da comida, que é enterrada no solo envoltas em folhas de bananeiras e cozidas por 3 horas em pedra vulcânica. Fui recepcionada com uma pintura de argila típica Rapanui e um pisco sour (bebida preparada com pisco, um vinho destilado). O Rapanui mostrou músicas típicas, tocadas no violão, fez uma breve aula de dança típica e, depois, desenterrou a comida que seria servida no jantar. Após o jantar ainda teve uma apresentação com todas as danças típicas. Foi caro, mas valeu a pena. Você não terá essa experiência em nenhum outro lugar.

Dia 1: No que eu considero o primeiro dia (o segundo na Ilha), alugamos um carro - essencial para ilha e custa 30 mil pesos chilenos, algo em torno de 120 reais - e fomos explorar o território. A sinalização é muito ruim, mas como existe uma única estrada, não tem erro... Na pior das hipóteses você dará uma volta completa na ilha. Levamos um mapa conosco e seguimos em frente. Ao longo da estrada íamos parando e tirando fotos nos pontos turísticos que encontrávamos. Nesse primeiro dia andamos o lado leste inteiro da ilha.
É importante falar que muitas partes da ilha não são abertas à visitação e não tem estrada, por isso, não tem como chegar. São áreas fechadas à restauração ambiental e de patrimônio histórico da ilha e da cultura Rapanui.

Dia 2: No nosso segundo dia fomos a Orongo. Sítio arqueológico que tem um vulcão, além de resquícios do que seriam casas das aldeias que ficavam ali. Independente do seu interesse pela história local, Orongo é um local que não pode faltar na sua lista. A vista é maravilhosa e você pode ir a pé por uma trilha muito bem sinalizada ou de carro.

Dia 3: No terceiro dia visitamos Rano Raraku. Como eu disse antes, é o local aonde eram feitos os Moais. Também é imperdivel. Você poderá ir à outro vulcão e ainda ver o maior sítio arqueológico da ilha com vários moais inacabados (incluindo o maior de todos).

Dicas
  • Chegando no aeroporto da Ilha não deixe de comprar seu ingresso para Orongo e Rano Raraku. São os únicos sítios arqueológicos pagos e com visitação restrita, sendo permitida somente uma entrada por estada na Ilha. Os outros são abertos e você pode ir quantas vezes quiser. O custo do ingresso é de 60 dólares.
  • Na Ilha as moedas aceitas são o Dólar e o Peso Chileno. Minha sugestão é que você leve Pesos. A cotação do dólar na ilha é muito ruim.
  • Já falei antes mas vou repetir: A primeira coisa ao planejar a sua viagem pra Ilha é comprar a passagem. Esgota muito rápido e pode ser que você não consiga ir se deixar para comprar em cima da hora.
  • Os Rapanui cobram fortunas por seus artesanatos. Sugiro que você vá ao centro de artesanatos em Hanga Roa e compre seus souvenirs lá. Comprei parte dos meus numa feirinha de Rapanui no caminho de Rano Raraku e só depois percebi que paguei muito mais. Ouvi falar que os presidiários da ilha também fazem artesanato e que você pode comprar numa feira no presídio e que é muito em conta... Como eu não fui, não sei dizer. Se você for e comprovar, depois comenta aqui! :)
  • Não esqueça de levar seu passaporte no correio local. É lá que você vai pegar o carimbo de passaporte mais fofo de todos. Custa 500 pesos, em torno de 2 reais.
  • Na ilha venta muito, mas o sol é na mesma intensidade. Eu sou muito branca e sofri! Não esqueça protetor solar e um bom chapéu.
  • Alugue carro na ilha. Se você for andar de táxi vai gastar muito dinheiro e o carro te dará a liberdade de andar nos quatro cantos da ilha, em qualquer horário.
  • Empanadas da Tia Berta! É imperdivel. A única opção barata em toda ilha. As empanadas são bem gostosas e em conta. Conselho: peça uma por vez. Ela é gigante! Eu e Manu, que estávamos com pastel de forno na cabeça, pedimos 2 cada uma... Não aguentamos comer.
  • O peso permitido de bagagem pra Ilha é de até 3 volumes totalizando 45 kg. Não se empolgue pois Brasil - Santiago são apenas 23kg.
Bom, é isso. Espero que as dicas tenham sido úteis e que você ame a ilha tanto quanto eu amei. É um lugar com paisagens incríveis e repleto de histórias. 

4 comentários:

  1. Indescritível! A viagem foi incrível demais!

    ResponderExcluir
  2. Ameeeei, Lud!
    Que lugar fantastico!
    Quando fui pra Santiago, dei uma esticadinha pra Patagonia. Mas quero muito voltar e pretendo pegar um voo pra Ilha!
    Obrigada pelas dicas! E parabens pelo blog!!!

    ResponderExcluir