terça-feira, 2 de junho de 2015

US West Coast: Yosemite National Park

Half Dome visto do Glacier Point - foto oficial do site 'National Park Service'
Ahhhhhhhhhhhhhhhhhh que lugar maravilhoso. Muito verde, muitas montanhas e tem pra todos os gostos. Desde o fadiguento que não vê propósito em fazer trilha mas ainda assim quer ver a paisagem (eu!) até ao cara que quer fazer altas trilhas, fazer rapel, etc. O contato com a natureza é demais.

Vi ursos, família de veados com filhotinhos....tudo muito lindo. E o melhor: é uma reserva ambiental. Esses animais não estão em cativeiro e não são adestrados. Estão em seu habitat natural.
São muitas instruções quando você chega ao parque para que não alimente animais, não tente fazer carinho, pois eles realmente são selvagens e se caso se sintam ameaçados, irão atacar.

Outra atração sensacional do parque são as sequóias. Árvores milenares gigantes!

Vem comigo que essa viagem é **SENSACIONAL**.


O Yosemite virou área de proteção ambiental em 1864. É conhecido principalmente por suas quedas d'água mas dentro do parque, que tem extensão de 1200 milhas quadradas, existem vales, vida animal, trilhas, grandes formações rochosas... é lindo demais!

Planejando a viagem
Primeira coisa que você precisa decidir é o tempo que você vai ficar. Eu fiquei 3 dias.
O Yosemite é um parque enorme que pega grande parte da extensão da California. Eu sugiro que você estude o passeio que quer fazer por aquela área para se planejar. Eu fiz Monterey/Carmel, parti pro Yosemite, depois fui pra Los Angeles e em seguida, San Francisco.
Escolhi esse trajeto porque indo por Monterey eu entrava pelo lado mais próximo do hotel que eu escolhi, e indo pra LA eu saía pela outra extremidade do parque, na saída do lado do parque das Sequóias. 
Um detalhe que você precisa pensar é a época que irá visitar o parque. Dependendo da estação, os lagos e quedas d'água estão secos. Eu fui em Outubro e não tinham quedas d'água mais. O mirror lake estava seco também e nem por isso o parque ficou menos maravilhoso.
Parece que elas acontecem na Primavera, quando as geleiras das montanhas começam a derreter. Vale a pena você se informar sobre isso.

Hospedagem
Um ponto importante é você decidir se irá se hospedar dentr do parque ou não.
Perto da entrada do parque tem uma cidade com um estilo meio velho oeste. Muitos hotéis dizem q ficam a 5 minutos do Yosemite mas a verdade é que dá entrada do parque até as atrações principais é chão. Muito chão. Então assim, pelo menos 1h30 em transito por dia você vai perder caso decida se hospedar fora.

Dentro do parque as opções de hospedagem são 3: Camping, Hotel e RV (aqueles ônibus que tem praticamente uma casa dentro. Tipo um trailer).
Meu aviso aqui é: se você resolver ficar num Camping ou alugar um trailer, você não pode deixar nada dentro da barraca ou trailer. Os ursos sentem o cheiro de comida e produtos de higiene e invadem os locais em busca de comida atraídos pelo odor forte desses produtos. 
No caso de Camping e trailer, é necessário alugar um armário tipo dispensa pra guardar suas coisas com segurança pra você e para os animais. 
Os animais que atacam humanos são sacrificados então a responsabilidade em agir dentro da regra do parque é muito grande para evitar que esses animais sofram por conta de um descuido nosso. 


No caso de hotéis, que foi minha opção, existem poucos dentro do parque. Até aonde eu sei existem três dentro do parque apenas.

Um é uma casa perto do parque das sequóias. É um hotel lindo, construção do século XIX e ainda hoje é mantido o original. Por conta disso os banheiros são compartilhados. Não existem suítes. Chama-se Wawona Hotel.

Casa em Wawona
O The Ahwahnee fica no centro do parque. Parece ser o mais luxuoso de todos.

O outro, na outra extremidade (que foi o que eu fiquei) fica mais perto das principais atrações do parque. São vários prédios pequenos e ficam de frente para um a praça de alimentação e tem, ainda, um restaurante mais chique. Chama Yosemite Lodge at the Falls. O único pedido nesse hotel é que mantenham as janelas fechadas quando não estiver no quarto, pois guaxinins costumam entrar para procurar comida. Eu gostei bastante do hotel.

Os hotéis esgotam as vagas com muita rapidez então meu conselho é que você decida a época que quer ir ao Yosemite e já reserve o hotel assim que compar a passagem. Se deixar pra perto não haverá mais vaga.
Roteiro
Quando você entra no parque, após efetuar o pagamento ($30 dólares por carro de passeio para até 7 dias), o guarda florestal do Yosemite (vestido igual ao guarda Belo do desenho do Zé Colméia) te dá um mapa do local e alguns folhetos com informações importantes sobre doenças que alguns animais passam e como lidar com os animais selvagens do parque. Sugiro lerem todo o material. É bem importante. 
Todos os mapas do parque você encontra no site oficial de parques nacionais dos EUA, na página do Yosemite. Basta clicar aqui.
Vou descrever os pontos que eu visitei nos 4 dias maravilhosos que eu estive lá, mas sugiro que você pegue o mapa e decida a melhor logística pra sua viagem. 

Mapa do Yosemite
Glacier Point. Olha o Half Dome ali!!
  • Glacier Point: é um view point do Yosemite National Park. Dali você consegue ver o Yosemite Valley, o Half Dome, as quedas d'água... para chegar no Glacier Point você pode ir de carro. A estrada fica aberta do final de Maio até início de Novembro. A partir de meados de Dezembro até Março, o caminho vira uma pista de esqui de 10.5 milhas. O Glacier Point fica a 3.214 pés de altura do solo do Yosemite Valley. A viagem de carro até o topo do Glacier Point é uma beleza à parte. O caminho de subida leva mais ou menos uma hora, mas é um espetáculo que tem que ser visto. Além do carro, você pode subir de ônibus (procure saber os horários dos ônibus). Muitos aventureiros sobem de ônibus e descem de escalada. As escaladas acontecem no verão e no outono apenas. O início da trilha - 4 milhas - para a escalada começa no Yosemite Valley. O tempo de escalada para os 3.200 pés de altura até o Glacier Point costumam demorar em torno de 4 horas.
Giant Sequoia
  • Mariposa Grove of Giant Sequóias: o parque das Sequóias (árvores gigantes) fica perto da entrada sul do parque do Yosemite (Highway 41). Mais perto para quem vem de Los Angeles. O parque tem em torno de 500 árvores gigantes milenares. Nesse parque você encontrará Sequóias de mais de 3 mil anos! Sensacional! A estrada para esse parque fica aberta apenas de Abril a Novembro. O estacionamento do parque é muito limitado então ou você terá que estacionar um pouco longe, ou pode escolher usar o Wawona-Mariposa Grove Shuttle. Vale a pena checar os horário nos site do Yosemite. Caso a estrada esteja fechada, você ainda assim consegue ir ao parque, ou indo de esqui ou caminhando com sapatos apropriados para neve. Nesse parque eu aconselho que você aproveite o passeio de trem pelo parque. Além de poupar tempo, o passeio tem um áudio que explica fatos interessantes das Sequóias como a necessidade de ter incêndios periódicos para que elas se fortalecam. Super recomendo!!  
  • Yosemite Valley: o Yosemite Valley fica aberta para visitação durante o ano todo. Existe um free schuttle que roda no Valley e busca/deixa turistas em pontos específicos. No Yosemite Valley tem muuuuita coisa pra ver: quedas d'água, formações rochosas, lagos, e muitas outras atrações. Lembrando que as quedas d'água não funcionam o ano inteiro, apenas no período de degelo. 
  • Wawona: ainda que você não se hospede em Wawona, vale a visita. As construções são do século XIX e permanecem intactas. É uma viagem no tempo!
Mirror Lake - seco na temporada que eu fui



  • Mirror Lake / Meadow Trail: quando estive no Mirror Lake, o lago estava seco mas nem por isso estava menos belo. Escolhi ir até o local do lago através de uma trilha muuuuito simples e zero cansativa - se fosse eu não faria - com poucas subidas e oscilações de solo. Cheguei aonde seria o lago, tirei fotos e tive o prazer de ver uma corsa com seus filhotinhos andando por ali. O shuttle gratuito do parque te deixa na frente do início da trilha.  
 
 
 
 
Fazendo drama na trilha mais moleza evah!
Família de veados no Mirror Lake
  • Tenaya Lake: lago muito belo no caminho da Tioga Road. Vale fotos. 
  • Tioga Road: estrada muuuito bela! Dirija com calma e aproveite para parar no caminho para tirar muitas fotos. 
  • El Capitan: formação rochosa muito linda, logo na entrada do parque. 
 
El Capitain / Glaciers at the Gate
  • Half Dome: eu não fui, óbvio. Vi de longe do Glacier Point. É a trilha mais radical do parque, quem tem disposição e preparo, pode ir que vai amar!

Como eu disse, fiquei 4 dias apenas. Além dessas atrações tem muuuuuitas outras bem radicais, que super não é o meu perfil de pessoa gorda e sedentária. São muitas trilhas, muitas escaladas, pedaladas, passeio a cavalo... tem de tudo! O contato com a natureza é demais!!



Dicas:
  • O primeiro e o de todos os posts é: USE PROTETOR SOLAR! Não se deixe enganar pelo clima excelente, o sol não perdoa!
  • Leve roupas confortáveis. Se for no inverno, não esqueça das roupas térmicas. O frio é muuuito frio. Fui em Outubro e o clima estava excelente. Sol mas não muito quente. Usei uma calça de ginástica e um casaco leve e foi mais do que o suficiente. 
  • Estude o mapa do local. É importante saber os lugares que ficam os restaurantes do parque para que você se programe. As coisas fecham cedo. 
  • Se levar comida, não esqueça de deixar dentro do quarto trancado - caso esteja num hotel - ou alugue uma dispensa a prova de ursos. 
  • Lembre-se que trata-se de uma reserva ambiental. NÓS TEMOS QUE NOS ADEQUAR AO HABITAT DOS BICHOS, NÃO O CONTRÁRIO. Garantir a segurança dos bichos deve ser prioridade pois só assim você garante a sua. Respeite as regras do parque!
  • Muito importante: No parque tem apenas dois postos de gasolina, um em cada extremidade. Quase tive pane seca. Programe-se para entrar no parque com o tanque cheio e lembre-se de abastecer quando estiver com meio tanque. As distâncias são enormes, não corra o risco de entrar na reserva e não conseguir abastecer a tempo. O parque não tem serviço de reboque. 
Espero que vocês tenham gostado. Caso tenha ido ao Yosemite, não esqueça de dividir sua experiência aqui. Amei aquele lugar e espero ter conseguido passar um pouco da viagem maravilhosa que foi minha ida ao Yosemite.

Próximo post: não decidi, mas to querendo falar sobre San Francisco... seguindo a lógica da West Coast. ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário